David Bowie (1947-2016) terá um área exclusiva no museu Victoria and Albert (V&A), em Londres, com mais de 80 mil itens. A inauguração, que está prevista para 2025, vem 10 anos depois que o museu criou “David Bowie Is”, uma vasta pesquisa que traçou o início de David Robert Jones até se tornar David Bowie, uma figura transcendente na música, arte e moda.
A operação foi possível graças aos herdeiros de David Bowie e a uma doação de 10 milhões de libras esterlinas (12,1 milhões de dólares, 62,5 milhões de reais) da Blavatnik Family Foundation e do Warner Music Group.
Entre os itens do acervo em exibição estarão letras manuscritas para músicas como “Fame,” Heroes” e “Ashes to Ashes”, incluindo exemplos da técnica de corte de David Bowie.
Além de 70 mil imagens de David Bowie tiradas por grandes nomes como Terry O’Neill, Brian Duffy e Helmut Newton, a coleção inclui cartas, partituras, figurinos originais de Ziggy Stardust de 1972 ou criações para a turnê Aladdin Sane de 1973, cadernos íntimos, projetos não realizados, filmes, videoclipes, cenografias, instrumentos, arte do álbum e prêmios.
LEIA MAIS