Por Marcela Bordin
Pode-se contar nos dedos de uma mão o número de artistas mundialmente reconhecidos que conseguiram alcançar os 70 anos sem tropeçar no fim – ou da carreira, ou da vida. Um lugar deste seleto grupo é reservado, com mérito, a Bob Dylan.
O cantor, que comemora seu septuagésimo aniversário nesta terça-feira, 24, não apenas foi um grande (se não o maior) representante do folk rock, como continua sendo. Não é à toa que a especulação de que Dylan tocará este ano no festival SWU tenha causado tamanha comoção. A notícia foi publicada no jornal Diário de São Paulo, no domingo, dia 22, mas a organização do evento ainda não confirmou a informação.
Outro episódio que representa a intacta popularidade do artista aconteceu ontem, com a divulgação, 45 anos depois, de uma entrevista em que Dylan admitiu ter usado heroína no começo dos anos 60. A notícia, divulgada pela BBC, conta que, em 1966, durante uma entrevista ao amigo Robert Shelton, Dylan teria confessado que usou a substância, mas conseguiu livrar-se do vício. O material foi descoberto através de pesquisas em arquivos, em função do relançamento da biografia No Direction Home, com a autoria de Shelton.
Para celebrar o aniversário de uma das figuras mais marcantes na história da cultura pop, elaboramos uma playlist com músicas memoráveis da carreira de Dylan.