A partir de uma iniciativa do Yep Roc Music Group, mais de 150 discos dos arquivos do famoso Studio One serão reeditados em vinil. Fundado na Jamaica em 1954 pelo produtor Clement “Coxsone” Dodd, esse selo foi determinante para a história do reggae, tendo sua contribuição ao gênero comumente comparada à que a Motown teve para a black music dos Estados Unidos.
Dentre os títulos do seu arquivo que serão reeditados estão o disco de estreia do The Wailers, The Wailing Wailers (1965), na época um trio formado por Robert Marley, Peter McIntosh e Neville Levington. Bem antes de eles mudarem seus nomes para Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer, esse disco estourou motivado pelo sucesso da faixa “Rude Boy”. Mas também foi desse álbum que vieram os clássicos: “Put It On” (regravada no disco Burnin’, de 1973), “One Love” (regravada no Exodus, de 1977) e “Simmer Down”.
A reedição de The Wailing Wailers sairá no dia 27 de maio, mas sua pré-venda já está aberta.
Outro álbum importante dessa série que já está sendo vendido é o Money Maker. Segundo o site do Studio One, esse é um dos títulos mais raros do seu catálogo, pois pouquíssimas cópias foram prensadas quando o disco saiu, nos anos 1970. Essa peça de colecionador reúne uma série de sucessos gravados no Studio One e a sua reedição está marcada para sair dia 5 de agosto (pré-venda aberta aqui)
Dentre os próximos lançamentos da série, estão também um box comemorativo dos 60 anos do Studio One e uma coletânea de gravações do Don Drummond (trombonista que era um dos membros originais do The Skatalites) selecionada pelo próprio Clement “Coxsone” Dodd. Os outros títulos ainda não foram anunciados.