A pesquisa científica no campo da Inteligência Artificial não cansa de nos deixar de boca aberta. Recentemente, pesquisadores da Kingston University e da Queen Mary University, ambas em Londres, anunciaram a criação de um computador criado para compor músicas folk.
Chamado de Bot Dylan em homenagem ao mestre do cancioneiro popular anglo-saxão, esse sistema foi programado para identificar e reproduzir os padrões que caracterizam a música tradicional do Reino Unido a partir da análise de 23 mil composições de folk irlandês. Até agora, a máquina já desenvolveu mais de 100 mil músicas novas.
Porém, Dr. Oded Ben-Tal, da Kingston University, explicou ao The Daily Mail que essa Inteligência Artificial não é capaz de usar completamente as informações que possui. Por exemplo, apesar de criar melodias, Bot Dylan não conhece realmente a noção de “ritmo”, o que ele faz é apenas reproduzir padrões já criados.
Ainda assim, Ben-Tal defende que esse tipo de ferramenta pode ser útil para compositores humanos, que podem transformar completamente sua prática a partir dela. “Para iniciantes, um sistema desses ajudaria no começo e evitaria o aspecto intimidante de compor sua própria música, já que você trabalharia interativamente junto [à máquina]”, afirmou. “Já um compositor experiente poderia trabalhar com o sistema para gerar novas ideias usando seus conceitos musicais como um ponto de partida. Isso abre todo um novo mundo de possibilidades para criar músicas”, opina o pesquisador.
Ouça abaixo uma das composições de Mr. Bot Dylan: