Da escola de Tarantino

22/06/2013

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

22/06/2013

Esse final de semana está sendo dedicado para todos aqueles que gostam – e trabalham – com cinema. Entre hoje e amanhã ocorre, no Novohotel Jaraguá, em São Paulo, o Hollywood 2 – Day Film School. O curso, que aborda temas como produção, roteiro, direção, financiamento e distribuição, está sendo ministrado por Dov Simens, uma das referências da área.

O professor de atores foi o fundador do Hollywood Film Institute, na Califórnia, e inspirou gente do quilate de Will Smith, Guy Ritchie e Quentin Tarantino. O seu principal livro, “From Reel to Deal: Everything You Need to Create a Sucessful Independent Film” (sem edição em português), já vendeu milhões de exemplares pelo mundo. E foi para falar sobre cinema que Dov Simens nos atendeu por e-mail, assim que desembarcou no Brasil.

*

Um dos grandes problemas do cinema brasileiro é o dinheiro. Como é possível fazer um bom filme mesmo sem recursos financeiros?

É preciso, em primeiro lugar, parar com essa obsessão pelo financiamento do público, pelo financiamento do governo. Todos os brasileiros com quem me encontrei sempre começam falando “o problema do Brasil é…”. Mas vamos pensar um pouco. Fazer um filme independente é justamente isso. Ser independente, usar o seu próprio dinheiro e não recursos públicos. Ao invés de reclamar e considerar isso um problema, é importante aceitar essa circunstância e fazer um filme dentro desses limites. No meu curso, é mais ou menos isso que eu tento mostrar. Com 10 mil dólares é possível gravar um filme em três semanas, com 90 minutos de duração e apenas quatro câmeras.

Você foi professor de Quentin Tarantino. Em que momentos e em quais filmes podemos ver os ensinamentos de Dov Simens?

“Cães de Aluguel”, o primeiro filme do Quentin Tarantino, tem 90 minutos de duração, seis ou oito atores, uma locação e foi filmado em três semanas com baixo orçamento… Exatamente o que eu tento ensinar no meu curso. Mas quando falamos de Tarantino também precisamos falar sobre o seu talento, acima da média. E talento é uma coisa que eu não posso ensinar. Pensando bem, acho que todos os meus alunos usaram essa minha fórmula nos seus primeiros filmes.

Mais informações sobre o Hollywood 2 – Day Film School podem ser acessadas pela página www.hollywoodbrasil.com. O curso é uma parceria do Santander com a CEMEC (Escola de Negócios Criativos).

(Foto: CEMEC)

Tags:, , , , , , , , , ,

22/06/2013

Avatar photo

Revista NOIZE