A Trabalhos Espaciais Manuais mergulha em um futuro distópico – ou seria um presente paralelo? – em seu novo clipe “Manobra De Dobra Em Urano”, que você confere com exclusividade pela NOIZE.
Para ir fundo no rolê espacial do novo single, conversamos com João Pedro Cé, guitarrista da T.E.M. Ele explica que a faixa, lançada no EP T.E.M. ’18 (2018), foi inspirada pela temática do espaço e da ficção científica. “Essa “manobra de dobra” é uma manobra no tempo x espaço, fazendo com que qualquer objeto viaje na velocidade da luz e chegue ao seu destino muito mais rápido do que viajando na velocidade normal”, conta. “A inspiração do clipe é que dentro de Urano a gente encontra seres e um formato que recarrega a bateria da nave, mas a composição toda é como se fosse o tema desse momento que gera a propulsão da velocidade da luz, é essa viagem”, explica João.
O gatilho para o clipe acontecer vem de uma antiga vontade de parceria entre Martino Piccinini, diretor do vídeo, e a banda. A partir da sonoridade da faixa, Martino desenvolveu uma identidade audiovisual para banda em meio a uma viagem sideral. “A partir daí, comecei a fazer o roteiro como se eles estivessem no espaço em busca do que gera energia para eles continuarem sua trajetória”, explica.
Martino conta que transformou o desafio de elaborar uma narrativa a partir de um tema instrumental em fio condutor para o conceito do clipe. “É uma analogia, uma brincadeira. Principalmente por ser uma música instrumental, em que a subjetividade é muito maior, achei necessário uma narrativa, mesmo que subjetiva, que levasse o público até o final, pra que não ficasse uma coisa completamente visual”, defende. Encabeçando o projeto, ele fez de um processo pessoal e sem tantos recursos uma construção coletiva: “No começo foi um trabalho muito solitário, e daí achei várias parcerias pra que fazer esse universo acontecer. Nesse universo de carência de recursos, gastamos muito pouco e recebemos muitas parecerias, principalmente no durante e na pós. Eu roterizei, dirigi, produzi, então foi um trabalho muito pessoal”, conclui.
Após lançar T.E.M. ’18, a Trabalhos Espaciais Manuais vem ganhando destaque como uma banda que aposta na fusão de elementos, uma postura que João sente falta na cena da música instrumental brasileira. “A gente tem poucos grupos que fazem fusão mesmo. Por exemplo, a T.E.M é um grupo que que eu acho que faz uma fusão louca, que não tem vergonha de mesclar estilos variados, timbres variados e loucuras variadas, mas acho que tem uma escola dentro da música instrumental em geral que é muito mais tradicionalista. No sentido de que as pessoas são muito mais focadas na performance enquanto instrumentista e em mostrar a sua habilidade do que fazer uma música livre e fusionada”.
No próximo dia 3, a banda se apresenta no festival MECAMaquiné e, no dia 10/11, toca no Lechiguana Festival, em Porto Alegre. Assista abaixo ao clipe de “Manobra De Dobra Em Urano”:
Ficha técnica:
Direção/Roteiro/Montagem
Martino Piccinini
Direção de Fotografia
Lucas Cunha
Assistente de Fotografia
Marcelinho Santos
Figurino
Thais Diedrich
Costureira
Mari Falcão
Assistente de Figurino
Júlia Santos
Maquiagem
Natália Marangoni
Produção
Alice Castiel
Assistente de Produção
Marlon Ramos
Produção de Dançarinos
João Gabriel Om
Motoristas
Maycon Rocha
Vicente Rosa
Construção bateria
Gustavo Poester
Dançarinos
Carol Martins
Gaby Farias
Geórgia Macedo
João Gabriel Om
Samantha Aline Da Silva
Rodolfo Ruscheinsky
Trabalhos Espaciais Manuais
Cleomenes Junior
Daniel Hartmann
Diego Schutz
Gabriel Sacks
Gustavo Gaspar Almeida
João Pedro
Luciana De Mello
Mateus Albornoz
Pietro Duarte
Tomás Piccinini
Figurantes
Aline Araujo
Anelise De Carli
Thays Prado
Alexandre Porto
Thayna Prado
Thiago Druciaki Casagrande
Jéssica Venturini
Vitória Macedo
Rodrigo Isoppo
Lisiane Bauer
Marlon Ramos
Cor/VFX
Rafael Duarte
Agradecimentos
Aline Matias
Ana Carolina Azevedo
Antônio Ternura
Agulha
Átila Viana
Boteco do Paulista
Elena Sassi
Isaias Luz
Livia Pasqual
Naomi Luana
Noize
Thays Prado