A Fender Stratocaster usada por Bob Dylan no Newport Folk Festival, em 1965, irá a leilão. Essa decisão foi tomada por Dawn Peterson, que está com a guitarra há 50 anos, como parte de suas recordações musicais.
Peterson apareceu com ela no History Detectives, programa de TV dos Estados Unidos, no início do ano, quando foi informada de que o instrumento deveria valer no mínimo 333 mil libras, mais de um milhão de reais.
Depois disso, surgiu a disputa sobre quem era o próprietario legal da guitarra, se Peterson ou Dylan. Mas já está tudo resolvido, apesar de ninguém saber se o cantor irá ganhar alguma coisa com o leilão. Segundo o advogado de Peterson, Christopher DeFalco, “a pessoa que comprar receberá um comprovante, assinado tanto por Peterson como pelo Dylan”.
Watch Bob Dylan’s Fender Stratocaster on PBS. See more from History Detectives.
Para a revista Rolling Stone, Peterson contou seu desejo quanto ao destino da Stratocaster: “eu teria que pagar para mantê-la guardada e eu quero que alguém mais possa se divertir. Estou esperando que ela vá para algum museu e assim seja compartilhada com todos”.
Além da guitarra, serão leiloadas letras escritas por Dylan, que foram encontradas escondidas no estojo do instrumento. São manuscritos de músicas como “Just Like A Woman”, “Temporary Achilles” e “Medicine Sunday”. Isso já deve dar um adicional de mais de 25 mil libras (cerca de 87 mil reais) para Peterson.