O site Antiquiet teve acesso a uma raridade: gravações de Eddie Vedder pré-Pearl Jam. São 13 faixas, e calcula-se que os registros tenham sido feitos entre o fim de 1989 e o início de 1990.
Sem mais delongas, taí o player pra você ouvir:
Quem já escutou e aprovou foi Capilé, do Sugar Kane, que é superfã do cara:
“Pra mim, ele é o melhor vocalista de rock da história, ao lado do Bon Scott, já falecido e primeiro vocal do AC/DC.
Eu já tinha visto alguns vídeos no YouTube da sua primeira banda, o Bad Radio, mas nunca nada de estúdio. Fiquei supercurioso e não me decepcionei nem um pouco. Claro que, nessa época, o Eddie não estava no auge da sua voz como hoje, mas já mandava muito. O que achei mais legal foi vê-lo cantando outro tipo de som, algo bem diferente do Pearl Jam, seu lado mais funk rock e punk também. Porém, a identidade dele é tão forte que, se você esquecer que está ouvindo suas demos, acreditaria ser um som novo do Pearl Jam ou de sua carreira solo. É legal também ver a versão original de ‘Betterman’, que o Pearl Jam regravou depois. Achei ela bem fiel à versão regravada. O som ‘Believe You And Me’ é bem parecida com o Pearl Jam também. O som que mais gostei foi ‘I’m Alive’, que não tem nada a ver com a ‘Alive’, do PJ; é sim um rap/punk/rock, energia incrível e letra toda engraçadinha. Fico muito feliz que tenham disponibilzado este material.
Vou escutar muito mais agora que já tenho o link. Dá pra perceber muito bem nessas músicas por que o Eddie foi escolhido pra ser o vocal do Pearl Jam: canta demais e tem muita personalidade desde sempre.”
Rafael Rocha, do Wannabe Jalva, que abriu para o Pearl Jam em 2011 e toca na mesma noite dos caras no Lollapalooza, também gostou do que ouviu:
“Demais escutar essas tracks perdidas do jovem Vedder. Dá para notar diversas vertentes ainda dos anos 80, em relação aos timbres usados em algumas das composições. Também é notável a influência de bandas punk (bem importantes na vida do rapaz) e do que estava borbulhando na cena californiana na época, como os Red Hot Chili Peppers. Uma bela surpresa nessa tarde. Pra mim, os pontos altos são a ‘pearljamniana’ ‘What The Funk’ e a versão prematura de ‘Betterman’, posteriormente gravada no álbum ‘Vitology’, da banda.”