O encontro entre Gilberto Gil e Jorge Ben Jor no disco conjunto Gil, Jorge, Ogum, Xangô (1975) celebrou a união de dois dos maiores gênios da música brasileira e sempre deixou um gostinho de quero mais. Agora, 44 anos depois, eles voltaram a gravar juntos no primeiro final de semana de Fevereiro – super abençoado por Iemanjá, né?
Um outro reencontro já tinha acontecido no ano passado, quando Gil e Jorge gravaram juntos uma faixa para o disco Giro (2018), em que a cantora Roberta Sá faz releituras de canções de Gil. Em 2019, a parceria faz parte do projeto idealizado por Flora Gil, o disco Obatalá – Uma homenagem à Mãe Carmen. O álbum está sendo gestado como um tributo à fé e aos 90 anos da ialorixá baiana Carmen Oliveira da Silva, a Mãe Carmen do Gantois, como mencionado no post no perfil oficial de Gil no instagram.
A produção é assinada por Alê Siqueira e Iuri Passos. Obatalá reúne um time tão histórico e incrível quanto Gil e Jorge: Alcione, Gal Costa, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Marisa Monte, Mateus Aleluia, Zeca Pagodinho e muito mais.