Os 40 músicos mais sem Noção | Ozzy Osbourne

05/10/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

05/10/2012

Pai do heavy metal e príncipe das Trevas, Ozzy Osbourne esteve à frente do Black Sabath, atingiu o topo das paradas, mordeu morcegos, pombas e abusou das loucuras e das drogas. E o melhor: o cara não só sobreviveu a tudo isso como foi contar a história em um reality show.

*

A história
John Michael Osbourne nasceu em 1948, em Birmingham, Inglaterra. Filho de pais pobres, dividia a cama com cinco dos seus seis irmãos. Quando criança, ganhou o apelido de Ozzy por conta de seu sobrenome.

Aos quinze anos, abandonou os estudos e foi trabalhar como assistente de encanador. No entanto, não demorou muito e ele passou a cometer pequenos delitos: assaltos e furtos.

Acabou indo em cana algumas vezes, até que sua vida foi salva pelo rock’n’roll. Ou quase isso.

A carreira
Na década de 60, Ozzy iniciava-se como cantor. Sua primeira banda foi a Approach, mas ela teve vida curta. A saída foi colocar um anúncio no jornal.

O cara acabou sendo chamado pelo baterista Bill Ward e o guitarrista Tommy Iommi, que costumava bater em Ozzy no colégio. Os dois estavam montando uma banda.

Surgia então a Polka Tulk, que, depois da saída de dois integrantes, se tornaria uma das mais importantes bandas de todos os tempos: o Black Sabbath.

A banda manteve-se no topo das paradas por muito tempo. Encabeçou o surgimento do chamado heavy metal. Nove anos e oito álbuns depois, Ozzy saiu da banda por conta de suas muitas desventuras em função dos problemas com drogas e começou carreira solo.

No final dos anos 80, um período em que Ozzy andava fora dos palcos, sua música “Suicide Solution” recebeu acussões de incitar ao suicídio – tudo porque um jovem se matou ouvindo a tal canção. Quando três outras famílias fizeram reclamações parecidas, o cantor rebateu: a música tinha sido feita pra alertar sobre os malefícios das drogas e álcool. Foi escrita em homenagem a morte de Bon Scott, ex-vocalista do AC/DC.

Seu décimo, e até o momento último álbum solo lançado é Scream, de 2010.

Conquistas
Ao mesmo tempo em que Ozzy Osbourne virou personagem rocker – até mal vista por alguns devido as menções ao satanismo, por exemplo –, suas performances impecáveis no palco e a sua música o fizeram vender milhões de cópias.

Em 2001, o cara chegou a ganhar um programa de TV dedicado a sua vida e a de sua família, oThe Osbournes. O reallity show foi um dos maiores sucessos da história da MTV.

A biografia Eu Sou o Ozzy também chegou a lista dos livros mais vendidos do New York Times.

A explicação
Dois episódios envolvendo animais voadores marcaram a carreira de Ozzy.

Um deles foi quando o músico assinou contrato com a Epic Records – Ozzy levou duas pombas no encontro com os executivos e, na hora da assinatura, resolveu soltar uma e arrancar a cabeça de outra com a boca.

Evento parecido já havia acontecido antes, durante um show. Um morcego vindo do público também teve sua cabeça arrancada com uma mordida de Ozzy. O ato preocupou tanto que ele foi direto ao hospital fazer vacina anti-rábica.

Passadas as turbulências, Ozzy Osbourne virou referência quando o assunto é proteção aos animais. Já ganhou até convite pra jantar na Casa Branca e divulgar o tema.

Tags:, , , , , , , , , ,

05/10/2012

Revista NOIZE

Revista NOIZE