_pra ler ouvindo:
Cantora e compositora, Rita Lee fundou Os Mutantes nos loucos anos 60. Desde então, é a ovelha negra da música brasileira.
A história
Rita Lee Jones nasceu em 1947, em São Paulo. Com apenas 19 anos já estava na estrada em meio a dois cabrões, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Com eles cantou “Ave, Lúcifer”, “Top Top” e “Balada do Louco”. Anos mais tarde, no Tutti Frutti, “Ovelha Negra” e “Lança Perfume”. Falando nisso, a cantora não só versou inúmeras vezes sobre suas experiências com substâncias ilícitas como já teve alguns probleminhas com isso.
A carreira
Junto a Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, Rita formou Os Mutantes. O trio ficou famoso pelo estilo rock’n’roll, psicodélico e tropical. Cinco álbuns depois, em 1972, Rita saiu do grupo, subiu na plataforma e apostou num rock mais glam. Era o Tutti Frutti. Muitos sucessos depois, em 1978, partiu pra carreira solo. E continua aí, firme e forte – ok, parou com os shows, mas continua lançando álbuns. O último é Reza, de 2012.
Conquistas
Foi presa por porte de maconha em 1976, quando grávida do primeiro filho. Diz ela que a polícia plantou o saco nas suas coisas. “Quando cheguei no juiz eles botaram um monte em cima da mesa. E disseram que era tudo meu. Foi louco. Fiquei uma semana lá, junto com travecas e prostitutas”, comentou à época.
Outro incidente com a verdinha foi no início deste ano, quando Rita – em seu show de despedida dos palcos – foi detida e, mais tarde, indiciada por soltar o verbo em 16 policiais militares que estariam revistando o público. “O que vocês estão procurando, queridos policiais? Baseado? Vão achar! Alegria? Vão achar!”, disse ao microfone. “Manda o patrão pra p* e vocês assistem o show.” No mesmo período, declarou ser bipolar diagnosticada.
A explicação
Ela – que, reza a lenda, até a bunda já mostrou durante um show no Rio de Janeiro – chegou a quebrar a mandíbula certa vez, ao cair louca de drogas. Teve que ouvir de médicos que não voltaria a cantar, e dos filhos que era uma “patética drogada”.
Toda semana, adicionamos um novo nome à nossa lista sem noção.
No final do ano, você vai escolher o grande #1.
Vai se esforçando, quem sabe dá tempo de você entrar aqui.