O ex-beatle Paul McCartney lançou nesta segunda-feira Electric Arguments, terceiro disco da parceria com o produtor Youth, na qual a dupla usa o pseudônimo The Fireman (“O Bombeiro”).
Os discos anteriores, Strawberries Oceans Ships Forest e Rushes, foram lançados em 1993 e 1998. No primeiro, os músicos se apresentaram incógnitos, até que a imprensa revelou a identidade do duo, formado por Sir Paul e Martin “Youth” Glover.
Ex-baixista da Killing Joke, Youth, 47 anos, é produtor artístico e trabalhou, entre outros, no célebre álbum Urban Hymns, do The Verve (1997).
Inicialmente, The Fireman era um projeto experimental, e seus dois primeiros discos reuniam músicas eletrônicas instrumentais. Apesar da utilização de efeitos sonoros incomuns, o adjetivo “experimental” não chega a se aplicar no caso de “Electric Arguments”, já que a dupla retorna, dez anos após sua última aparição, a um formato tradicional de canções. McCartney, 66 anos, até canta em algumas delas.
E o que se ouve leva a marca inconfundível da qualidade melódica do ex-Beatle. Cada uma das 13 faixas foi escrita e gravada em um dia, ao longo de um ano.