No dia 20 de outubro, a antiga MTV Brasil completaria 34 anos. Influente para uma geração que conheceu e consumiu música através da emissora, a MTV ainda foi responsável por lançar o projeto Acústico, inicialmente inspirado no MTV Unplugged, mas que logo ganharia contornos locais com o nosso jeito brasileiro de fazer música.
Para celebrar esse legado, elencamos alguns dos Acústicos mais marcantes pela originalidade, recepção e impacto:
GILBERTO GIL (1994)
A MTV contou com um dos maiores nomes da música brasileira para estrear os Acústicos em vídeo. Em sua atmosfera única, Gil evoca o violão de João Gilberto na levada que vai da bossa ao reggae.
A MTV contou com um dos maiores nomes da música brasileira para estrear os Acústicos em vídeo.
TITÃS (1997)
O projeto ambicioso prometia trazer uma grande banda de rock com nova roupagem, contando até com orquestra – e participação de Arnaldo Antunes, que já estava fora dos Titãs. Foi sucesso instantâneo e angariou disco de diamante.
RITA LEE (1998)
O vasto repertório de hits coroa um dos acústicos mais marcantes da série – incluindo a participação preciosa de Milton Nascimento em uma “Mania de Você” com levada de Clube da Esquina.
ART POPULAR (2000)
Levar o Art Popular para a alternativa MTV foi tao arriscado quanto genial. O projeto foi encorpado com coro, sopros e a participação de Jorge Ben que deu liga total com o grupo.
CÁSSIA ELLER (2001)
O Acústico exala a versatilidade de Cássia, que passeava do rock ao samba com naturalidade. O álbum foi um sucesso de vendas, reforçou a parceria preciosa com Nando Reis e influenciaria uma nova cena da MPB.
ZECA PAGODINHO (2003)
Este Acústico foi tão necessário que contou até com segunda edição, três anos depois. Mas foi o primeiro que deixou sua marca, com uma mescla irretocável do samba de partido alto com arranjos orquestrados.
CHARLIE BROWN JR. (2003)
A banda mostrou que sustentava o peso na performance, independente do formato. Trouxe ao palco – além do skate – a influência hip hop nas participações de Marcelo D2, Negra Li e RZO.
MARCELO D2 (2004)
A batida de hip hop com samba já vinha se mostrando perfeita. Não seria diferente neste Acústico, que contou com participações de BNegão e até de Will.i.am, do Black Eyed Peas.
PAULINHO DA VIOLA (2007)
O último da lista cronológica é um dos registros mais bonitos da série, comprovando a maestria do músico neste formato. Escolha acertada da emissora, que optou por registrar um grande nome da música e não se render tanto aos modismos musicais do momento.