_por Patricia Palumbo
O cd Micróbio do Samba me pegou logo de cara. Adoro essas músicas mais complicadas que demoram um pouquinho pra bater mas que já me estimulam com as letras inteligentes, o conceito musical longe do obvio, do conhecido. E Adriana Calcanhotto é sempre assim. Em meia hora, muda minha vida. Desde o primeiro lp com aquelas estranhices coloridas ainda anos 80, com Borghetinho tocando gaita ponto em Pão Doce, com Lupicinio, Carmem Miranda e Titãs no repertório. Mais de vinte anos se passaram e eu acompanho disco por disco a evolução dessa obra inquieta.
Micróbio é samba bossa tropicalista como no Saudosismo de Domingo (já citado aqui na Noize). No palco ele toma corpo de gente grande. Roteiro impecável. Chapéu de malandro cheio de confetes e brinquedinhos eletrônicos pra fazer ruídos e uma guitarra no lugar do violão que não pode tocar. Adriana já disse muitas vezes que o trabalho de Moreno, Domenico e Kassin foi um divisor de águas em sua vida.
Ela já escreveu, gravou e tocou com todos eles. Nesse espetáculo simples e sofisticado ele tem Domenico Lancelotti na bateria misturando o acústico com o eletrônico do jeito mais orgânico que eu já vi. Não é mais invenção, é fato. No bis o trio de feras Alberto Continentino, Pedro Sá e Domenico, sem a cantora, fazem “Te Convidei pro Samba” que é do excelente Sincerely Hot, feito com o projeto +2 em 2003. Desse disco adoro “Possibilidade”, “Felizes Ficaremos na Estrada”, “Aeroporto 77” que fazem parte do play list do Vozes do Brasil desde o lançamento. Sou fã desse rapaz! Sobre o disco mais recente, Cine Privê, fizemos um Vozes em Casa e aproveito pra copiar o link aqui pra quem quiser ouvir.
Já Adriana Calcanhotto, que nesses quase 15 anos de Vozes do Brasil mostrou no rádio comigo quase todos os seus discos, ainda me deve a visita pra destrincharmos o Micróbio. Combinamos no camarim. Vou atrás dela de avião. Breve, mais notícias.
@patriciapalumbo é apresentadora dos programas Vozes do Brasil, no rádio, e o Instrumental Sesc Brasil na telinha. E uma de nossas jornalistas favoritas.