A maior premiação da América Latina deu fim ao suspense: o Grammy Latino revelou os indicados de sua 19ª edição, que acontecerá no dia 15 de novembro em Las Vegas, nesta quinta-feira, dia 20. Na lista, são mais de 40 artistas brasileiros presentes, distribuídos em categorias específicas para língua portuguesa e categorias gerais. Do pop ao erudito, aparecem Chico Buarque, Anitta, IZA, Hermeto Pascoal, Pablo Vittar, Yamandu Costa, Erasmo Carlos e Elza Soares.
Deus É Mulher (2018) de Elza Soares, e Caravanas (2017), de Chico Buarque, competem na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileiro. O disco de Chico aparece também em Álbum do Ano; as faixas “Massarandupió” e “Caravanas” concorrem em Melhor Arranjo e Melhor Canção em Língua Portuguesa respectivamente.
Um destaque especial é a presença de três discos incríveis e já conhecidos dos assinantes do NRC. Recomeçar (2017) de Tim Bernardes, nossa edição #012, Xenia (2017), de Xenia França, edição #013 e Casas (2018), edição #015. Todos ganharam sua versão exclusiva em vinil pelo NOIZE Record Club neste ano e estão esgotados.
Recomeçar e Casas disputam na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. Xenia tem indicação dupla: seu álbum homônimo concorre por Melhor Álbum de Pop Contemporâneo; a faixa “Pra Que Me Chamas?, que recentemente ganhou um clipe de tirar o fôlego, foi indicada por Melhor Canção em Língua Portuguesa.
Não é a primeira vez que discos lançados em vinil pelo NOIZE Record Club são indicados para o Grammy Latino. Antes Que Tu Conte Outra (2013), da banda Apanhador Só, teve sua capa – assinada por Rafael Rocha – concorreu na categoria Melhor Arte em 2014. No mesmo ano, o disco homônimo da Banda do Mar concorreu nas categorias Melhor Álbum de Rock Brasileiro e Melhor Canção Brasileira por “Mais Ninguém”. Dancê (2015) de Tulipa Ruiz levou para casa o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo no mesmo ano.
Agora, resta ficar na torcida pelos indicados brasileiros. Confira a lista na íntegra aqui.