Lista | 9 chapéus da música

27/04/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

27/04/2014

O chapéu é um acessório que já perdeu a força e o simbolismo que carregava anos atrás, mas ainda tem gente que o leva a sério. Há chapéus que são a marca registrada de músicos, alguns pela vida inteira, outros por apenas um período de tempo.

Pharrell Williams é o último que entrou na onda de sincronizar um disco com um chapéu icônico. Ele atualmente está usando uma releitura do chapéu usado em um desfile de 1982 da estilista britânica Vivienne Westwood. A primeira vez que o “Chapéu de Búfalo” ou “da Montanha” foi usado em um clipe não foi em “Marilyn Monroe”, mas sim em “Buffalo Gals”, single de 82 de Malcolm McLaren, que na época era também empresário do Sex Pistols.

*

Nós reunimos abaixo nove chapéus icônicos da música, aqueles que definiram uma época ou o estilo de um artista. Confere aí:

Michael Jackson
Na mesma performance de “Billie Jean” em que o Rei do Pop imortalizou o “Moonwalk”, ele também estreou o chapéu fedora preto e a luva brilhante. Foi na apresentação comemorativa aos 25 da gravadora Motown, em 1983. Cinco anos mais tarde, Michael gravou a maioria das cenas com um fedora preto, e na parte de “Smooth Criminal” ele usou um branco. Uma coisa curiosa: Lady Gaga comprou peças pessoais de seu ídolo, incluindo a jaqueta vermelha que ele usou no clipe de “Thriller”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Robert Johnson
O que seria de um bluesman sem o seu chapéu? É por isso que um dos precursores do blues e seu clássico chapéu, o homem que vendeu sua alma ao diabo, Robert Johnson, está aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Luiz Gonzaga
O primeiro chapéu que o Rei do Baião usou para se caracterizar como nordestino foi o de cangaceiro. Aos poucos, Gonzaga foi trocando o chapéu e a roupa de cangaceiro para as indumentárias do nordestino vaqueiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Slash
O guitarrista estava procurando um acessório para usar em um show em Los Angeles e furtou a primeiríssima versão da sua clássica cartola da loja Retail Slut, em 1985. Quando chegou em casa, colocou um cinto em volta do chapéu para deixá-lo com uma aparência melhor da que estava.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jack White
Mestre White tem uma coleção de chapéus ilimitada. Ele poderia ser um ícone da moda, seu chapéu está sempre combinando com o resto da roupa estilosa. White é daqueles que não gosta de repetir o chapéu. Ele usa do modelo conhecido por “trilby” até os de cowboy, passando pelas cartolas (baixas e altas) e pelos “pork pie” estilo Heisenberg. E tudo isso em diversas cores, mas o marrom e, principalmente, o preto são as mais usadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Carmen Miranda
A ideia da mulher com o adereço de frutas foi emprestada dos trajes das baianas que usavam cestas com frutas na cabeça. Carmen Miranda também adorava usar lenços na cabeça quando era a Maria do Carmo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jimi Hendrix
O melhor guitarrista de todos os tempos começou a usar seu clássico chapéu faroeste com a tira roxa em 1967. Foi ele mesmo que colocou a faixa roxa e as argolas em volta. Hendrix teve seu chapéu roubado em 1968. Desde então ele tentou usar vários outros chapéus, mas no final do mesmo ele começou a usar suas bandanas – que, reza a lenda, escondiam o pequeno corte que Hendrix fazia na testa por onde ele absorvia ácido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Devo
Não, o clássico chapéu do Devo não é apenas uma peça de Lego. O “Energy Dome”, ou “Cúpula de Energia”, foi criado por Gerald Casale e Mark Mothersbaugh, influenciados pela escola de Bauhaus, a geometria e templos astecas. “Ficou bonito, e não parecíamos como nenhuma outra banda. Nós não estávamos interessados em usar chapéus ou roupas estilosas. Nós meio que parecíamos como o brinquedo Lego quando colocávamos aquilo em nossas cabeças, mas era uma coisa positiva”, disse o vocalista em entrevista ao jornal USA Today. A ideia é que o formato do chapéu circule a energia para onde ela deve ir.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jay Kay

O líder do Jamiroquai é quase um rei dos chapéus. O acessório é, na verdade, uma das marcas da banda, principalmente o com chifres de búfalo. Até ele mesmo já se considerou um “Chapeleiro Maluco” por sua coleção de chapéus. Alguns deles são feitos por sua mãe, Karen Kay.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tags:, , , , , , , , ,

27/04/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE