A família de Chico Science disponibilizou ao público mais de 1400 itens do acervo pessoal do artista. O site Acervo Chico Science está online desde o ano passado. No primeiro momento, apresentaram os cadernos do músico, e agora, se preparam para mostrar o restante dos itens guardados desde 1997, ano do seu falecimento.
“Preservar a memória de Chico, ícone da música nacional e símbolo do orgulho recifense, tem vários aspectos de relevância. O acervo preservado é fruto do cuidado e do afeto de muitas mãos e corações, especialmente, sua família e amigos muito próximos que se dedicaram à guarda dos itens por todos esses anos, da melhor forma”, afirma Goretti França, irmã de Chico, uma das responsáveis pela manutenção do acervo.
O trabalho de catalogação e digitalização foi realizado por 16 pessoas em uma parceria com o Centro de Documentação Dom José Lamartine (Arquidiocese de Olinda e Recife), teve a coordenação da empresa MUSEO – museologia e museografia, a execução da museóloga Déborah Siqueira, do fotógrafo Fred Jordão, amigo de Chico, e de uma equipe de três estagiárias do curso de museologia da UFPE.
O acervo está dividido entre documental, indumentário e tridimensional. Há 1405 itens catalogados, entre figurinos, objetos, documentos, cartas, instrumentos musicais e obras de arte. Já entre fotografias, revistas, vinis, CDs, fitas VHS, o número chega a 3805 itens organizados.
Nesta quarta-feira, 13/3, data em que Chico Science completaria 58 anos, será organizado o bate-papo “Acervo Chico Science – Um Passo a Mais”, no auditório do Porto Digital, às 19h. A entrada é gratuita, por ordem de chegada e sujeita à lotação do local.
Serviço:
Acervo Chico Science – Um Passo a Mais
Data: 13/03/2024 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Porto Digital (Avenida Cais do Apolo, 222, 8º andar – Recife Antigo)
Entrada: gratuita e por ordem de chegada, sujeita à lotação do local
LEIA MAIS