O rapper paulistano Rashid divulgou na manhã desta quarta-feira o single “Pílula vermelha, pílula azul”, que ganhou vídeoclipe dirigido por Levi Riera. A faixa, com produção musical assinada por Grou, abre com versos extraídos de “Banditismo Por Uma Questão De Classe”, composição de Chico Science (1966 – 1997), presente no clássico álbum Da Lama ao Caos (1994), do Nação Zumbi.
“É impressionante como várias composições dos anos noventa continuam fazendo sentido atualmente. Isso nos mostra dois pontos: o quão atemporal são determinadas características da nossa música e o quanto o nosso país regrediu”, comentou o rapper em nota.
Rashid lança seu 1º disco e defende: “O rap não precisa ser cru sempre”
Na narrativa do clipe, a escolha entre abraçar a verdade ou a ignorância, tendo consciência ou fugindo da realidade, é representada pela decisão entre tomar a pílula vermelha ou a azul, com alusão ao filme Matrix (1999).
Já o verso “Não me empurra que eu tô no limite” foi retirado – e traduzido para o português – da música “The message”, lançada há 40 anos pelo grupo norte-americano de hip hop Grandmaster Flash and The Furious Five.
Com mais questionamentos que circulam o Brasil atual, o vídeo apresenta dois protagonistas pretos separados por uma questão de classe. “Eles representam dois ideais que facilmente ocupariam a mente de um mesmo indivíduo. No fim, isso acaba pressionando as pessoas pretas que, muitas vezes, ficam divididas entre o coletivo e o indivíduo ou entre a causa e o sucesso pessoal”, finaliza Rashid.
LEIA MAIS