Pra quem não ficou sabendo, mês passado o duo MGMT ameaçou processar o UMP (União por um Movimento Popular), partido do presidente francês Nicolas Sarkozy. O motivo? Durante um congresso político, a faixa “Kids” foi usada sem a autorização de seus compositores, a dupla hype Andrew Vanwyngarden e Ben Goldwasser.
Em declaração a imprensa, a banda foi categórica. “Normalmente, o MGMT não mistura música e política. Mas o fato de o UMP usar nossa faixa sem permissão, enquanto, simultaneamente, empurrava uma política anti-pirataria, nos pareceu um pouco louco” disseram eles.
Os músicos pensaram em não se envolver judicialmente, entretanto deram entrada ao processo contra o UMP e direcionaram o dinheiro da multa para a Associações em Defesa do Direito dos Artistas. Em entrevista à TV pública australiana ABC, o duo chamou a atitude do partido de Sarkozy de hipócrita.
“Não queríamos ser o típico americano e processar, apesar do benefício monetário e dos casacos de chinchila que isso nos traria. No lugar, estamos usando o montante cedido pelo UMP como doação para organizações pró-direitos dos artistas. Obrigado, França, pela ótima comida. C’est bon.”
Na mesma entrevista a banda falou do próximo trabalho de estúdio, que começou ha algumas semanas. O sucessor do elogiadíssimo Oracular Spectacular promete vir com um som mais introspectivo, e com um clima surf/praiano (?) em algumas faixas. Mas tudo seguindo a direção do bom e incansável rock. É esperar pra ver.
Fonte: NME