O Yamaha Design Lab anunciou um pequeno aparelho que, unido a smartphones, simula a experiência de ouvir um LP em um toca-discos. Chamado TurnT, o equipamento contém caixas de som e um braço, na ponta do qual está a sua “agulha”.
Essa “agulha”, no entanto, não é uma agulha de verdade, muito menos entra em contato com os microrrelevos dos sulcos de um vinil, mas sim com as telas lisa dos celulares. Com um app que cria um “LP” virtual, sincronizado às plataformas de streaming, o usuário consegue ter um pequeno gostinho do que é a experiência analógica.
Isso porque, para dar play nas músicas, ou para trocar de faixa, você precisa (assim como nos discos reais) mudar a posição da agulha. No TurnT, você precisa voltar ou avançar o álbum manualmente.
“O processo de ‘diversão séria’ ajuda você a respeitar a música e ter um tempo precioso com ela”, diz o vídeo de lançamento da Yamaha. Será?
Por aqui, vemos como uma novidade super interessante, mas é certo: não chega aos pés dos LPs de verdade. É apenas uma forma divertida de ouvir música pelo celular. Para curtir o áudio analógico de verdade, você precisa mesmo é de um toca-discos.
Quer ajuda para escolher o seu? Neste outro texto, damos algumas dicas para quem está começando.
E para alimentar sua coleção com grandes clássicos e novidades em vinil, sempre acompanhados da nova edição da revista Noize, basta assinar o NOIZE Record Club. Entre para o clube!