Às vezes, mesmo lavando seus discos, algumas pequenas sujeiras se mantêm incrustadas nos sulcos por onde a agulha passa. Essas sujeirinhas, mesmo que imperceptíveis a olho nu, podem gerar interferências na reprodução do áudio – que certamente serão percebidas pelos seus ouvidos.
Os arranhões são outra dor de cabeça para quem coleciona as bolachas. Eles podem inviabilizar completamente a audição de faixas do disco, fazendo com que a agulha tranque em algum sulco da superfície do LP, reproduzindo o som em looping.
Normalmente, esses problemas são tidos como batalhas vencidas, de difícil solução. Mas descobrimos um cara que, usando a câmera do celular, uma lente de aumento e uma agulha na ponta de uma lapiseira, realiza verdadeiras cirurgias de reparos nos discos de vinil. Analisando a superfície do disco com a lente de aumento e interferindo, onde necessário, com a lapiseira, ele consegue resultados surpreendentes. Confira:
Por aqui, nossa opinião é de que este método pode ser perigoso e, por isso, é necessário ter muita experiência para aplicá-lo com sucesso. Não recomendamos que você faça isso com seus discos favoritos. Mas que esse “procedimento de desobstrução das trilhas do vinil” é, no mínimo, interessante, não podemos negar.
E aí, o que você acha? Arriscaria?