7 clássicos “lado B” lançados em vinil pelo NRC

23/09/2022

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Revista NOIZE

23/09/2022

São muitos os grandes músicos do Brasil que mantiveram-se fora do mainstream ao longo de suas carreiras. O mercado fonográfico nem sempre julgou palatáveis alguns dos álbuns mais memoráveis da nossa música. Muitas vezes fora do circuito convencional, esses artistas realizaram suas obras e experimentaram novas linguagens.

Itamar Assumpção e Naná Vasconcelos são casos particulares. O paulista construiu sua carreira de forma independente, gravando com selos próprios ou pequenos, tendo controle sobre sua obra e mantendo-se sempre fiel à música na qual acreditava. Já o pernambucano, reconhecido internacionalmente enquanto um dos maiores percussionistas do mundo, nem sempre encontrou, no Brasil, as mesmas portas abertas para seu talento que existiram no exterior.

*

Aqui, no NOIZE Record Club, além de estarmos lançando, neste mês, “Isso Vai Dar Repercussão”, álbum que marca a parceria entre Itamar e Naná (clique aqui e garanta o seu), também já realizamos prensagens de outros nomes históricos que merecem ser mais conhecidos do grande público. Confira abaixo a lista com os outros seis artistas que selecionamos:

Sergio Sampaio – Tem Que Acontecer (1976)

O segundo disco da carreira de Sergio Sampaio é considerado sua obra-prima. Com canções clássicas como “Tem Que Acontecer”, “Que Loucura” e “Cada Lugar Com Sua Coisa”, o álbum não foi totalmente compreendido na época de lançamento. Mas ao longo dos anos foi tornando-se um marco memorável. Em 2018, realizamos, na edição #019 do NRC, a primeira prensagem em vinil desta obra desde 1976. Desta vez, foi em vinil roxo, comemorando seus 52 anos.


Os Mulheres Negras – Música Serve Pra Isso (1990)

O segundo LP da dupla formada por Maurício Pereira e André Abujamra é um tesouro de criatividade, trazendo faixas que se tornaram alguns dos seus maiores sucessos, como “Só Tetele”, “Judith” e “John”. A sonoridade extremamente provocativa, marcada pela união de experimentos com música orgânica e eletrônica, foi reprensada em vinil azul translúcido pelo clube em 2019, na nossa edição # 021.


Jorge Mautner – Não Há Abismo Em Que o Brasil Não Caia (2019)

Já em 2019, na nossa edição #024, foi a vez do clube lançar o mais recente álbum do Profeta do Kaos, Jorge Mautner. Inédito em vinil, o disco do cantor, compositor, filósofo e poeta foi produzido pela superbanda Tono e prensado em vinil azul opaco. É um documento histórico da produção de Mautner, mas também a respeito do Brasil, no qual figuram, nas letras, personagens como Preta Gil, Marielle Franco, Joaquim Nabuco e o Diabo.


Arthur Verocai – No Voo do Urubu (2016)

O mais recente álbum de estúdio do lendário maestro da MPB conta com participações de Mano Brown, Criolo, Seu Jorge, Vinicius Cantuaria, Danilo Caymmi, Robertinho Silva, DJ Nuts e Ivan Conti e Alex Malheiros (do Azymuth). Para a nossa emoção, o LP inédito foi lançado pelo NOIZE Record Club em 2019, na edição #027, em vinil marrom translúcido. Nos últimos anos, Verocai tem visto sua obra ser mais aclamada do que nunca, sendo utilizada em samples pelo mundo inteiro.  


Candeia – Axé! (1978)

O último disco gravado pelo lendário Candeia, um dos protagonistas no surgimento das escolas de samba do Rio de Janeiro, foi reprensado em vinil azul translúcido na edição #033 do NOIZE Record Club, em 2020. O álbum conta com participações de Dona Ivone Lara, Velha Guarda da Portela e Clementina de Jesus. Um verdadeiro clássico do samba, nem sempre lembrado, mas trazido de volta à tona pelo clube.


Marku Ribas – MARKU (1983)

Uma raridade total. Apesar da discografia de Marku dos anos 1970 ser relativamente conhecida, esse super disco permanecia obscuro, até mesmo para colecionadores mais dedicados, até a reprensagem do NRC. O álbum, que conta com participações de João Donato e Zezé Motta, é uma mistura impressionante de jazz, soul, samba, ritmos caribenhos e música folclórica brasileira. Marku é um mestre e temos um orgulho imenso desse lançamento, feito em 2020, na nossa edição # 039. 


Hermeto Pascoal – Hermeto (1970)

Um divisor de águas na história do jazz mundial, o disco de estreia do bruxo Hermeto Pascoal conta com a participação de gigantes como Ron Carter, Googie Coppola (da banda Air), Airto Moreira e Flora Purim (Airto e Flora, inclusive, são os produtores do disco). Gravado durante o período em que Hermeto viveu em Nova Iorque, o álbum foi lançado pelo NRC pela primeira vez com a sua capa original no Brasil, na nossa edição #055, em 2021.

Tags:, , , , , , , ,

23/09/2022

Revista NOIZE

Revista NOIZE