Na próxima segunda (25/11), será anunciada a lista completa com os 41 artistas, bandas e projetos de fomento à cena escolhidos para receber o patrocínio da plataforma Natura Musical em 2020. Estão incluídos projetos de gravação, de circulação nacional através de turnês, de documentação de cenários locais e também de educação musical.
Mas, além da etapa nacional, há etapas estaduais focadas no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Pará e, hoje, com exclusividade, a NOIZE anuncia os selecionados do Rio Grande do Sul.
Oito projetos foram escolhidos no estado. Frank Jorge receberá apoio para gravar um disco solo de inéditas produzido pelo carioca Alexandre Kassin, que se desdobrará em clipes e um minidocumentário sobre o processo de criação. O Tagua Tagua, projeto de Felipe Puperi, também foi escolhido para gravar um álbum, assim como a rapper B.art, que fará seu primeiro disco acompanhado de um zine, shows e uma série de videoclipes.
Dentre os projetos que serão apoiados para circular estão o de Vitor Ramil, que fará uma série de shows chamada Avenida Angélica, em que apresenta músicas compostas a partir de poemas de Angélica Freitas. Já o rapper Zudizilla irá lançar um documentário sobre a expressão cultural negra no Sul.
Também será apoiado o projeto RS Music Lab, que reúne artistas e agentes culturais e prepara o lançamento de uma coletânea digital e uma conferência com rodadas de negócio para agentes do mercado da música. Há ainda apoio para a residência artística para músicos negros chamada Tem Preto no Sul. Idealizada pelo coletivo Stay Black, de Pelotas, onde serão realizadas oficinas obre composição, produção musical e expressão corporal, a residência resultará em EPs e um documentário sobre o trabalho realizado. Por fim, a casa de shows porto-alegrense Agulha receberá apoio para fazer uma série de apresentações que serão registradas em vídeos e entrevistas para a web.
Desde 2014, o edital já ofereceu recursos para 22 projetos no Rio Grande do Sul em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, com apoio do Pró-Cultura. “Os novos selecionados falam de lugares e vivências muitas diferentes e vão representar espaços de conexão emocional com muita gente”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas com a música somos capazes de chegar num lugar de unidade, respeitando a diversidade. Esses artistas, bandas e projetos de fomento trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós”, completa