A 24ª edição do Festival do Rio, realizada até o dia 16 de outubro na cidade do Rio de Janeiro (RJ), exibe quase 200 filmes nacionais e internacionais, dentre eles estão presentes longas que retratam grandes nomes da música, como Elis Regina, Tom Jobim, Leonard Cohen, Beth Carvalho, Elton Medeiros, Belchior, Miúcha, Cesária Évora e Fausto Fawcett. O festival ocorre em diversos espaços da cidade, com as salas do Circuito Estação NET e Kinoplex São Luiz, além do Cine Odeon, na Cinelândia.
O evento também insere na programação outros dois filmes que retratam a música na perspectiva nacional, “De você fiz meu samba“, de Isabel Nascimento Silva, e “Êra Punk“, de Flávio Galvão. “Neste ano viremos ainda mais fortes. Estamos felizes em preparar um festival robusto, de volta às nossas grandes edições”, diz Ilda Santiago, diretora-executiva de programação em nota divulgada para imprensa.
O longa “Belchior – Apenas um coração selvagem“, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti, será reproduzido do dia 08 ao dia 10 de outubro, em diferentes pontos da cidade. Através de imagens de arquivo e depoimentos, surgem as diversas facetas de Belchior, ou Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernando: o peregrino, o crítico, o atemporal, o cidadão comum, o irônico, o sensual, o filosófico, o ácido, o retirante, e um homem do seu tempo (e para além dele).
+ Alceu Valença é o vencedor da 6ª edição do Prêmio UBC
Beth Carvalho, uma das maiores sambistas do Brasil, ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Sua sensível capacidade de percepção da realidade fez com que ela própria documentasse os ilustres encontros ao longo dos seus 53 anos de palcos e pagode. As imagens do documentário “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho“, de Pedro Bronz, são parte do vasto acervo pessoal nas mais diferentes mídias: Super-8, VHS, Mini DV, k7 e fotos. O filme será exibido na terça (11), no Cine Odeon, no sábado (15), na Reserva Cultural Niterói 3 e no domingo (16), no Kinoplex São Luiz 1.
O canadense Leonard Cohen, falecido em 2016, também está entre as personalidades homenageadas no festival. O documentário “Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song“, exibido nos dias 10, 13 e 16 de outubro, retrata Cohen por três prismas: o compositor e sua época; a jornada dramática da canção “Hallelujah”, da rejeição da gravadora ao sucesso no topo das paradas; e testemunhos comoventes de grandes artistas para os quais sua icônica canção tornou-se referência pessoal.
Sob direção de Roberto de Oliveira, o documentário musical “Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você” mostra os bastidores da gravação que mudaria as vidas de Elis Regina e Tom Jobim, com a obra emblemática da música brasileira. O filme será exibido em Niterói, na terça (11), e na capital nas salas do Cine Odeon, na segunda (10), e Kinoplex São Luiz 1, na quarta-feira (12).
Filme de Daniel Zarvos e Liliane Mutti que levou cerca de dez anos para ser concluído, “Miúcha, a voz da bossa nova” traduz Miúcha, falecida em dezembro de 2018, através de entrevistas com a cantora, trechos do diário da artista, leituras de cartas e também através da exposição de aquarelas pintadas pela carioca.
A programação completa pode ser conferida na página oficial do festival.
LEIA MAIS