O tempero do Ceará: Rapadura marca presença em websérie da Rider

15/03/2021

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos: Divulgação

15/03/2021

O nordeste no topo! Fazendo do doce preferido – e característico da região – o seu nome artístico, Rapadura Xique-Chico reverencia a tradição oral do Ceará e a coloca em diálogo com as linhas e métricas do rap. Sua estética, suas letras e sua sonoridade são o nordeste em movimento e exaltação: quebrando imagens cristalisadas sobre o povo nordestino, levantando debates históricos e contemporâneos, e mostrando o sincretismo presente no rap brasileiro.

A autenticidade no trabalho de Rapadura não poderia passar despercebida pela Rider. Por isso, seu rap inspirado pelo imaginário nordestino marca presença na websérie da marca “Sente As Cores. Sente A Música”, falando sobre suas origens, a conexão com o rap através do break, e a influência familiar em seu trabalho.

*

Nascido em Lagoa Seca, vila do município de Fortaleza, ele pertence à diáspora nordestina e, aos 13 anos, se mudou com a família para Brasília. Para esse novo território, carregou consigo a tradição e as referências de seus conterrâneos e vizinhos. A composição surge nessa fase, como ferramenta para lidar com a saudade da cidade natal. Em seu som, é possível ver a fusão entre a embolada, repente, coco, maracatu, cantigas de roda, capoeira, baião, forró e gêneros como jazz, soul, funk, samba-rock.

Em 2020, lançou seu álbum Universo do Canto Falado e, com ele, concorreu ao Grammy Latino 2020 na categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”. No segundo episódio de websérie da Rider, ele remonta sua trajetória e como, incialmente, a ideia de pesquisar a música nordestina foi uma forma de fazer seu pai apoiar seu envolvimento com o rap. “Como o meu pai me proibia de cantar e ouvir rap dentro de casa, eu tive uma ideia. Como eu gostava muito de baião e de forró e meu pai tinha muitos LPs do Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês… por que eu não misturo essa parada?”. Assista na íntegra abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rider (@rideroficial)

Fique de olho no perfil da Rider no Instagram (@rideroficial) e passeie pelas cenas mais quentes da música brasileira. Ande com otimismo: Conheça os modelos de papetes da linha “Sente As Cores. Sente A Música” e caminhe com a Rider!

Tags:, , , , , ,

15/03/2021

Revista NOIZE

Revista NOIZE