The Complete Monterey Pop – D.A. Pennebaker

25/09/2008

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Avatar photo

Por: Revista NOIZE

Fotos:

25/09/2008

Este box de três DVDs reúne os registros dirigidos por D.A. Pennebaker, e lançados, em três décadas diferentes, do que foi um dos eventos seminais para a cultura de festivais de música. Considerado por muitos o precursor do Woodstock, o Monterey Pop Festival foi a primeira grande aglomeração de jovens embebidos em psicodelia, e acabou por compor o que viria a chamar-se de “festival de rock”. O evento transcendeu seu próprio ineditismo ao reunir, no auge do verão do amor, tantos grandes artistas da época. É o caso de apresentações históricas como a de Jimi Hendrix.
Uma das estrelas do set de DVDs, a aparição de Hendrix é coroada por um dos grandes momentos da história do rock e da própria invenção da postura rock ‘n’ roll: após 40 minutos de show, o anúncio de que sacrificaria alguém que amava. E, então, o maior guitarrista de todos os tempos incendeia sua guitarra diante de uma platéia estupefata. Esta é apenas metade de um dos discos, que ainda conta com boa parte da apresentação do suingado Ottis Reading.
Um outro DVD traz o corte original feito nos registros em vídeo do festival. Lançado ainda em 1968, Monterey Pop era não mais do que um compacto que alternava algumas das grandes performances do festival.  A intenção inicial de Pennebaker recebeu tratamento de última geração, o que resultou em melhores imagens e som. “My Generation”, do The Who, “Wild Thing”, de Hendrix, “California Dreaming”, do The Mamas & The Papas, apresentações clássicas sucedem-se, mas uma se destaca: Janis Joplin rasgando o céu da California com “Ball and Chain”.
O DVD de “outtakes” traz os Byrds, cortados do vídeo da época, questionando a versão oficial do assassinato de Kennedy, além de diversos outros artistas divididos nos três dias de festival. Um livro com fotos e textos completa o box que, infelizmente, não tem lançamento nacional. O preço dessa preciosidade ultrapassa facilmente os R$ 200 nas lojas, mas é uma aquisição definitiva de um material que registra o que a maioria das pessoas presentes no evento não deve nem sequer ser capaz de resgatar na memória. Fernando Corrêa

*

Tags:, , ,

25/09/2008

Avatar photo

Revista NOIZE