Em sua 13ª edição, o festival Psica trará 50 atrações ao longo dos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Belém. O primeiro dia terá programação gratuita, dividida em seis palcos na Cidade Velha, e o restante acontecerá no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, com ingressos à venda.
“A nossa proposta é trazer toda essa sensação, um sentimento cultural local, Pan-amazônico, da Amazônia brasileira, da Amazônia internacional, e ao mesmo tempo com grandes artistas que circulam por todo o país. É o Psica conectando a Pan-Amazônia com o Brasil e com o resto do mundo”, afirma Gerson Junior, diretor do festival.
O tema deste ano, Psica Dourado carrega a metáfora do percurso do peixe dourado, que pode percorrer até 10 mil quilômetros, uma das maiores migrações em rios de água doce. Não à toa, 2024 será a primeira vez que o evento apresentará artistas internacionais, como a peruana Rossy War.
“A dourada é essa metáfora que resume a pulsão que sempre moveu o Psica: viver profundamente as Amazônias. Essa conexão nos levou a pensar no percurso da dourada, peixe que vem dos Andes até a baía do Marajó. Então o line-up está representando muito do imaginário popular amazônico, que habita a nossa memória afetiva”, aponta Jeft Dias, diretor do Psica.
A programação contará com 50 atrações, entre nomes de destaque da música paraense – Fafá de Belém, Manoel Cordeiro, Viviane Batidão e Zaynara –, em conexão com outras regiões do país. Para completar a escalação: Liniker, Pabllo Vittar, João Gomes, BaianaSystem, Don L, Duquesa, Yago Oproprio, entre outros.
Serviço Psica Dourado
Datas: 13, 14 e 15 de dezembro
Local: Estádio Olímpico Jornalista Edgar Augusto Proença, o Mangueirão – Belém
Ingressos: Ingresse
LEIA MAIS